Intercâmbio

Dicas para aproveitar ao máximo seu intercâmbio

Qualquer pessoa que estudou no exterior lhe dirá que uma troca de estudos será uma de suas experiências de vida mais memoráveis e queridas. Ainda assim, você pode ter algumas dúvidas sobre deixar sua casa para se mudar para um país estrangeiro ou se preocupar que você não tem certeza de como se preparar para estudar no exterior. Para realmente aproveitar ao máximo sua troca de Estudos, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis.

Você estará pisando em território desconhecido, nova cultura, culinária e idioma. No entanto, as coisas que nos empurram para fora de nossa zona de conforto são o que nos permite crescer, tanto no sentido pessoal quanto profissional. Esteja pronto para embarcar em uma jornada inesperada!

Fazer muita pesquisa antes de sua partida ajudará a colocar sua mente à vontade. Temos a sorte de viver em uma época em que você pode encontrar muitas informações on-line sobre o seu destino, então faça uso disso! Apenas saber coisas sobre o bairro onde você ficará hospedado, que tipo de comida é típica e o básico das normas culturais locais fará com que você se sinta mais em casa desde o início. Tenha em mente que você só pode aprender muito em sua pesquisa, então lembre-se de manter suas expectativas e mente abertas, para que você não fique muito apegado às ideias que criou em sua cabeça como fazer um resumo de qualificações.

Ir para o exterior com uma imagem clara do que você deseja alcançar o deixará mais confortável e tornará sua jornada mais significativa. Estudar no exterior deve ter um propósito, mesmo além de seus próprios estudos! Tente anotar seus objetivos em um pequeno pedaço de papel e guardá – lo em sua carteira-dessa forma, seus objetivos estão sempre com você em sua jornada.

O número de coisas que você pode aprender em uma troca de estudos é infinito. Mais do que apenas uma experiência de Educação em sala de aula, esta é uma experiência pessoal, profissional e cultural. Você se testemunhará crescer e mudar como pessoa, tornando-se mais aberto, sociável e aceitando os outros. Você vai conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e se divertir muito. Embora isso beneficie muito o seu crescimento pessoal, é fácil perder de vista as razões educacionais pelas quais você decidiu fazer essa jornada. É quando seus objetivos escritos são úteis, para lembrar a si mesmo que sua carreira também se beneficia dessa experiência, desde que você esteja trabalhando duro ao longo do caminho!

Em contraste com a dica anterior, é importante não esquecer de se divertir! Esta é uma experiência que você vai se lembrar para o resto de sua vida. Você quer se lembrar disso pelas novas amizades que desenvolveu, pelos novos alimentos que experimentou, pelas festas inesquecíveis que participou e pelas noites borradas pela quantidade de diversão que teve. Então, enquanto você precisa trabalhar duro, não se deixe ficar tão atolado em estudar que você perca essa diversão única e única na vida. A chave está em encontrar o equilíbrio.

Claro, você vai querer visitar todos os pontos turísticos mais populares da cidade. Aprender sobre sua história e locais famosos dá a você um gostinho da cultura. Mas estudar no exterior lhe dá a oportunidade de também experimentar a vida e as tradições locais, e levar sua compreensão além do turismo. Testemunhar os estilos de vida, valores e cultura dos habitantes locais é uma das experiências mais reveladoras que você terá. Você começará a ver um lado totalmente novo da cidade quando começar a aprender como é a vida moderna e como trabalhar em outro país. Visite o mercado local, experimente os pratos tradicionais e explore as partes menos conhecidas da cidade.

Por fim, quando você voltar para casa cheio de novas memórias, amizades e conhecimentos, leve o máximo possível dessa experiência. Os empregadores tendem a apreciar a experiência de estudar no exterior, pois mostra que você passou pelo processo de se tornar independente, de mente aberta e confiante. Isso prova que você é flexível, disposto a experimentar coisas novas e pode se adaptar rapidamente a um novo ambiente. Por esse motivo, mostre aos seus futuros empregadores as qualidades que você possui e, definitivamente, inclua sua troca de Estudos em seu currículo.

Resumindo, é quase impossível lamentar a decisão de estudar no exterior. A experiência em si é uma mudança de vida e permite o seu crescimento pessoal. Você fará amigos de todo o mundo e terá histórias incríveis para contar aos seus mais próximos em casa. Portanto, lembre-se de ser você mesmo e aproveitar ao máximo sua viagem ao exterior.