NFT

Investir em NFTs: dicas de leitura obrigatória para identificar os melhores projetos

O espaço de tokens não fungíveis (NFTs) cresceu exponencialmente no ano passado, e isso produziu algumas consequências.

Pela primeira vez, existem milhares de projetos NFT surgindo todos os dias, e todo o espaço se assemelha a muito do que vimos durante os ciclos de hype anteriores com ofertas iniciais de moedas (ICOs), ofertas iniciais Dex (Ido), ofertas iniciais de câmbio (IEOs) e outros enfeites.

O consenso geral é que os tokens não fungíveis estão aqui para ficar e vão desempenhar um papel fundamental em sub-nichos, como jogos baseados em blockchain, que atualmente são representados principalmente pelo modelo play-to-earn.

No entanto, aqueles de vocês que se aprofundaram um pouco mais no universo NFT, sem dúvida, notam o número crescente de projetos fraudulentos, ou criadores de NFT que estão aqui ‘apenas pelo dinheiro’, e como está se tornando difícil escolher uma coleção NFT que tem a chance de se tornar bem-sucedido.

Com isso em mente, aproveitamos a oportunidade para fornecer algumas coisas que você deve considerar ao escolher ‘ape’ em uma nova coleção e como escolher as melhores.

Vamos mergulhar.

Nos últimos anos, vimos um fenômeno emocionante ganhar destaque dentro da comunidade de Criptomoedas, e isso é fundadores anônimos. Embora considerado uma enorme bandeira vermelha no passado, isso requer um pouco mais de escavação no presente.

Só porque a equipe é anônima não significa que você deve descartar sua coleção NFT. Lembre-se o Bored Ape Yacht Club foi criado por uma equipe completamente anônimae ninguém sabia sua identidade por um longo tempo antes de serem trazidos à luz supostamente contra sua vontade. No momento em que isso aconteceu, no entanto, os NFTS BAYC estavam a preços de pico (preço mínimo acima de US $300 mil por macaco), e ninguém tinha dúvidas na equipe.

Em outras palavras, em vez de procurar verificar a identidade da equipe – tente verificar suas realizações e credibilidade. Desenvolvedores anônimos ainda podem ser muito profissionais e dedicados. E as equipes públicas também podem acabar sendo golpistas. Portanto, em vez de fazer uma ligação descaradamente com base nesses critérios, tente pesquisar profundamente e descobrir se a equipe tem ou não mérito por trás disso.

Outra coisa a considerar é se eles têm parcerias e colaborações divulgadas. Podem ser parcerias com outras empresas ou talvez com alguns desenvolvedores conhecidos e bem recebidos com histórico comprovado.

Se você perguntar a alguém sobre por que o BAYC é tão bem sucedido, eles provavelmente dirão que uma das razões é a comunidade por trás disso. As pessoas ressoam com a marca BAYC e estão orgulhosamente usando seus macacos como fotos de perfil e em mercadorias.

Uma comunidade que está fazendo o seu melhor para representar a coleção e, ainda mais – empurrá-la ainda mais é algo que você definitivamente deve procurar ao escolher um projeto para investir.

No entanto, esteja ciente de que a comunidade NFT está principalmente no Discord, e há muitos projetos que tendem a usar bots para inflar artificialmente a comunidade e fazê-la parecer vibrante. Os Bots são facilmente detectados, desde que você faça uma pesquisa adequada.

Faça parte disso – observe como as pessoas se comportam e participe de conversas para avaliar sua qualidade. Uma comunidade adequada tenta agregar valor em vez de fazer as perguntas flagrantes – “wen mint? Wen moon?”

Bons projetos tendem a ter roteiros atenciosos. Embora isso nem sempre seja o caso, e não quer dizer que todos os bons projetos começam com um roteiro, mas na maioria das vezes – eles iriam.

Você precisa ver o quão viável é o roteiro e procurar promessas maciças em prazos ridiculamente baixos. Se você detectar algo desse tipo, pode ser uma boa ideia reconsiderar. Bons projetos crescem constantemente e não apressam as entregas – eles preferem qualidade em vez de quantidade e não dependem de cada novo impulso de código para aumentar seu preço mínimo.

Procurar obras de arte únicas costumava ser uma boa aposta, mas hoje em dia, isso realmente não é suficiente. Precisa ser reconhecível, embora seja um derivado. Por exemplo, o Bored Ape Yacht Club lançou outra coleção NFT e a jogou no ar para os detentores do BAYC – o Mutant Ape Yacht Club. Embora seja um derivado, é único porque os NFTS BAYC também podem ser submetidos ao soro mutante e transformados em mutantes. MAYC, como também é referido, acabou por ser outra coleção de enorme sucesso.

A arte é subjetiva – nem todos a percebem da mesma forma. CryptoPunks pode não parecer a melhor obra de arte, mas para cypherpunks, codificadores e construtores – eles podem ressoar. Um NFT perfeitamente bem desenhado com todos os detalhes pode parecer algo muito bonito para você, mas pode não ser bem percebido pela comunidade.

Além disso, tente estar de acordo com as tendências – o que pode se tornar viral?

Novamente-com os NFTs, não é tão importante que o site seja uma série complicada de recursos e visuais perfeitos.

No entanto, ele precisa mostrar que a equipe colocou algum pensamento nele e não apenas explodi-lo em um par de horas para retirar mais uma garra de dinheiro.

Embora nem todo projeto NFT baseado em memes seja bem-sucedido, o desbotamento dos memes é um erro. Pode não ter uma lógica econômica sólida por trás disso, mas é disso que a multidão gosta. Além disso, os memes agora são parte integrante do mercado de Criptomoedas e não podem mais ser ignorados.

Não é absolutamente coincidência que a coleção NFT mais cara até hoje – o Bored Ape Yacht Club – represente apes. O termo” let’s ape in ” uma certa criptomoeda ficou quente durante o verão DeFi em 2020 e se tornou um dos memes mais populares da comunidade.

Outra coleção popular, mas na rede Solana-The Degenerate Ape Academy, também se estabeleceu como um projeto bluechip em seu ecossistema.

Fonte: https://criptoenft.com/